sexta-feira, 3 de agosto de 2012

As 6 coisas que eu odeio em você


Da fina arte de ser insuportável


Sabe, eu me amo.  Me amo tanto que me atrevo a começar um texto com essa frase, correndo o risco de me passar por uma vaca egoísta se você, leitor, não entender nada de amor próprio. E depois de tanta água passada debaixo da ponte, a gente percebe que vai ficando cada vez mais intolerante e que estar com alguém pode até ser legal, mas que estar sozinha é bem mais emocionante caso você tenha um (chato), dois (TENSO) ou mais (você é insuportável, suma do universo) dos defeitos que descreverei a seguir. Uma amiga diria que eu ando escolhendo demais, já eu diria que é o mínimo que se pode exigir pra uma convivência agradável.

Não vim falar dos tipos por todas conhecidamente odiados, os mal-educados, violentos e loucos, porque eu posso não ser das mais normais (vide o nome do blog), mas não rasgo dinheiro e como todo mundo nem em sonho quero um desses por perto. Eu quero falar é de coisas que alguns talvez considerem até aceitáveis nos dias de hoje, mas que me irritam de uma maneira muito especial. Você não precisa me amar também, mas se quiser entrar na fila, faça-me o favor de não se encaixar nas categorias abaixo descritas.


Você bebe demais

Você não sabe ficar sem beber. Você bebe pra vencer a timidez, porque está triste, porque está feliz, pra sair de casa, pra ficar em casa; e bebe muito. Você não vê problema em dirigir depois de beber uma garrafa inteira de vodka. Você acredita que o álcool não te deixa um saco, não prejudica seus reflexos nem te faz perder a consciência porque você é um tipo de ser humano especial, mutante, uma espécie de criatura mitológica que metaboliza o álcool melhor do que o resto da população mundial. Filho, não se engane: você é alcoólatra. E numa sociedade que permite e até incentiva o consumo exagerado do líquido que “o cão butô pra nór bebê”, eu não tenho nada a dizer pra você sem parecer uma tia chata dando conselho que você vai considerar desnecessário, afinal você sabe bem o que está fazendo e nunca colocaria a vida de alguém em risco. Aham. Me erra.
"Se eu pudesse, eu matarra mil!"


Você fuma demais

Você fuma tanto que todas as suas roupas, pele e cabelo já fedem a cigarro mesmo depois do banho. Seus dentes já estão amarelados e você tem um beijo sabor cinzeiro. Você precisa acender um cigarro de 5 em 5 minutos, acha que a fumaça que seu cigarro emana tem cheirinho de flores do campo e não deveria incomodar a essa espécie estranha dos não-fumantes. Querido, soprar a fumaça pro outro lado ameniza, mas não resolve. Fazer o quê se meu cabelo é insistente e cisma em sugar essa inhaca de nicotina e o meu faro apurado de sofredora de rinite alérgica detecta todo e qualquer sinal de cigarro e tenta me asfixiar assim, a sangue frio?

Senhor fumante, arrume uma senhora fumante, unam seus pulmões pretos e sejam felizes para sempre.

Começando cedo

Você escreve mal


Muita dor nesse momento. Herrar é umano, OK, mas o Google está aí pra tirar aquela dúvida na hora de escrever exceção ou qualquer palavra cheia de dígrafos e acentos do nosso complicado português. Veja bem, eu não estou nem cobrando que você saiba usar a crase. Abreviações e gírias são usadas por todos, a ordem dos pronomes no informal tanto faz, tem também o erro de digitação etc. Mas se você me manda uma mensagem de texto perguntando se “agente vai ao cinema”, eu sinto uma dor assim pungente e no mínimo imagino o OO7 adentrando o recinto. Todos chora. Certamente responderei com uma mensagem de duplo sentido tipo “nesse caso a gente não pode ficar junto”.

O top dos tops é o tipo que acha que saber português é coisa de quem fez Letras, afinal quem é de outras áreas nunca parecerá ridículo mandando pérolas como “derrepente” ou “conserteza”, certo? Hehehe ERRADO! [toca a campainha reprovadora do SoletrandoHá o burro internacional, que não satisfeito em assassinar o português, amplia o plano de extermínio pro inglês também. You’re doing it wrongHá ainda o burro acadêmico, aquele que já é até formado, pós-graduado e tudo o mais, tem orgulho disso, mas na certa matou muitas aulas de português no ensino fundamental e por isso ainda não sabe a diferença entre mas e mais, mal e mau. É mandar muito mal mesmo. Com l, idiota.



Você não gosta de ler


Certamente um dos principais agentes causadores do item anterior. Você não tem o hábito da leitura, logo não estranha quando escreve algo errado. E logo nunca lerá o meu blog, assim nunca saberá que eu não gosto disso em você e que entre a gente só vai rolar a brincadeira do silêncio mesmo.

Não há coisa mais sedutora do que uma boa conversa, e quem lê sempre tem coisas interessantes a dizer. Quem me conhece sabe que eu adoro falar sobre livros, então será mutuamente útil se ambos tiverem o gosto pela leitura. Do contrário, eu provavelmente vou soar como a pessoa mais chata do universo e você uma pessoa um tanto vazia, assim teremos sono, muito sono ao conversar.




Você usa personificações e outras figuras de linguagem achando que está sendo romântico


Você diz que “seu coração sorri quando me vê”, você manda “um beijo no meu coração”. Uau, que poeta. Acontece que além de achar tudo isso muito brega, eu tenho a mente fértil, imagino as coisas ao pé da letra e anatomicamente nada disso é legal.

Tô abrindo o coração pra você, seu lindo!


Você tem cheiro de barba


Higiene é tudo, né? Eu tenho o olfato apurado, quase um Grenouille do livro “O Perfume”, de Patrick Süskind. Fazer o quê? Todos que se prezem odeiam o fedor das axilas, do chulé e do bafo, mas além desses eu também abomino o não muito comentado cheiro de barba. De cabelo ensebado, sei lá. Eu acho barba legal, já tive namorados com barba que tinham uma boa higiene e não tinham esse cheiro. Não sei se isso é natural em alguns homens, mas eu não tenho a mentalidade parisiense do século XVIII de que o cheiro do corpo (vulgo cecê) é estimulante e atraente, o que eu acho mesmo que é mera desculpa pra terem as piores catingas, já que inventaram os melhores perfumes. Enfim, abaixo o cheirinho azedo, incluindo o de barba suja!

Grenouille fazendo os melhores perfumes pras piores catingas



Acho que a listinha está razoável. Deixei de fora itens não menos importantes, como o “você quer me converter” e “você ouve música ruim”, mas deixa isso pra outra vez. Pode ser até que eu morda a língua e arrume um tipo que, por ser provido de tantas outras virtudes, eu resolva assumir, alfabetizar, mandar pro Alcoólicos Anônimos e lavar com água sanitária, mas isso será muito, muito improvável. Tenho fé que entre 7 bilhões de pessoas ainda me restam opções livres dos defeitos anteriormente citados. Pra muitos outros defeitos e efeitos, estou aí cheia de carinho e amor pra dar. Ou não, vamos analisar.

4 comentários:

  1. Estrela de luz, você é a melhor!!! Sem mais...
    ;)

    ResponderExcluir
  2. rsrsrs... excelente enumeração!! acho que vou fazer até uma também. valeu pela visita no blog. ele tá confuso e baralhado, assim como o dono, mas se contenta em receber novas pessoas. grande abraço. força e fé sempre pelo caminho!

    ResponderExcluir
  3. Boa, sou super insuportável também!
    Das 6, que na verdade são cinco, (como disse, escrever mal(mau?) é fruto direto de ler pouco ou nada), incluiria o gosto musical, no meu caso crucial, mesmo detestando cigarro e alcoolismo, já relevei por conta da música e da literatura.
    Não tive o desprazer da barba, já perfumes que me davam enxaqueca...

    ResponderExcluir