segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O doente emocional e as relações amorosas

Laura precisava dormir e não conseguia. Precisava vomitar os pensamentos que a desnorteavam. As palavras vinham vorazes quando escrevia sobre isso, apesar da reação muda de sempre. Se reviram em sua mente e em seu estômago as lembranças daqueles dias e noites em que olhava-o em silêncio e amava-o de forma profunda e soberana. Não sabia nem entendia de onde vinha tanto amor. Não, esse amor não vinha dele. Vinha da sua própria necessidade de amar. É triste o fim do doente emocional. É preciso separar o ideia do amor da própria doença, e os limites nem sempre são claros.
Ele exercia inegável poder sobre ela. Ela acabava por achar correto o que não lhe cabia, por ele aceitava o absurdo e ainda acabava por ver nisso algo de fundamental. A verdade é que sua alma masoquista não a permitia perder alguém por quem precisava sofrer e perto de quem se sentia inferior.
O pensamento nele a cegava a ponto de não mais saber quem ela era. Ela se via agora como duas pessoas: ela e ele, e sem ele não havia mais existência. Por várias vezes se perguntava se aquilo que fazia era de seu agrado ou não, e acabava confundida pela opinião dele e assumindo-a como sua, quase que acreditando piamente na mentira que contava para si própria. Ela não existia mais.
Eis que um dia, depois de tanto não-ser, não-saber e não-conseguir-mais que a nossa não-heroína da história, depois das mais inúmeras humilhações, mas ainda antes do completo auto-aniquilamento, num último sopro instintivo de vida, resolveu livrar-se daquilo tudo como um doente de câncer decide, ainda, viver.
Enfim, não se sabe bem onde encontrou forças para fazer calar a voz do feroz carrasco que gritava em sua mente e que havia materializado naquela figura vazia e inexpressiva pela qual poderia facilmente morrer, e decidiu-se finalmente por assumir seu papel de, agora sim, heroína de si própria e salvar-se do suicídio psicológico. Mas a decisão de calar a voz não é fácil. Há de se reaprender a viver, a dormir, a comer, a levantar da cama e a querer algo mais do que alimentar aquela doença imposta por si própria; porque a pior doença, a de mais difícil cura, é a que causamos em nós próprios.

Esse texto (cortados os devidos trechos para proteger a identidade de quem eu falo), foi escrito há um tempo atrás, mas achei muito propício postá-lo nesse momento para uma pessoa muito querida com quem tenho conversado bastante ultimamente. A situação aqui foi vivida por mim (escrevo como Laura quando narro meus próprios episódios de depressão ou quando simplesmente preciso desabafar). O doente emocional tem a mais difícil das missões: controlar seus impulsos auto-destrutivos, vencer o descontrole e separar a doença ao máximo da realidade. A cura não se vende na farmácia e nem no supermercado, mas se encontra dentro dele, no auto-controle e na luta diária contra o mais implacável dos inimigos que é ele mesmo.
O doente emocional (claro que me refiro aqui a um determinado tipo dentre zilhões) carrega para os seus relacionamentos toda a sua carga de dependência e necessidade desesperada de ser ajudado. Ele não quer um companheiro, quer cura. Não por egoísmo, mas porque a doença não o deixa seguir. E isso determina o fracasso do relacionamento antes mesmo dele começar, já que todos temos problemas e ninguém está ávido em busca de um doente emocional, a não ser que você seja um psicólogo querendo ganhar o pão de cada dia. Se você não sabe lidar com você mesmo, será um fardo muito grande querer que alguém faça isso.
O pior é que o doente emocional sempre procura os tipos mais contrários à sua própria personalidade para amar: as pessoas mais fortes, bem-resolvidas, auto-confiantes, felizes e radiantes – tudo aquilo que ele não é e com o que nunca vai saber lidar, gerando sentimentos de inferioridade e rejeição. Na sua imaginação, ele se desdobra no outro, sem entender que ele nunca adquirirá todas aquelas qualidades tão admiradas por osmose. Ele não é a outra pessoa e nunca será; sua convivência com ela vai no máximo ofuscar ou anular por completo a pouca força e auto-confiança que ainda o resta.
É preciso ser racional nas escolhas quando é o seu amor-próprio que está em jogo. E a garantia do sucesso não está em saber de tudo isso, mas sim na sua atitude frente à doença. Não se aventure à beira do precipício se sabe que não vai aguentar a queda. A culpa quase sempre será sua, e você sabe bem disso.
“Often it is the most deserving people who cannot help loving those who destroy them.”
Hermann Hesse

Um comentário:

  1. Nem me surpreendo mais com a qualidade dos seus textos: São muito bem escritos e bem objetivos!

    Muitos relacionamentos estao fadados ao fracasso sim. Ambos querem trazer todo um mundo de problemas e conflitos, esperabdo encontrar a cura no outro. Muito simples: Não vai funcionar.

    Obrigado por nos brindar com essa mensagem, e pela coragem de usar um texto tao intimo!

    Bjs, querida!

    ResponderExcluir