domingo, 11 de dezembro de 2011

"A felicidade é amor, só isto."

"Quanto mais envelhecia, quanto mais insípidas me pareciam as pequenas satisfações que a vida me dava, tanto mais claramente compreendia onde eu deveria procurar a fonte das alegrias da vida. Aprendi que ser amado não é nada, enquanto amar é tudo (...).

O dinheiro não era nada, o poder não era nada. Vi tanta gente que tinha dinheiro e poder, e mesmo assim era infeliz. 

A beleza não era nada. Vi homens e mulheres belos, infelizes, apesar de sua beleza.

Também a saúde não contava tanto assim. Cada um tem a saúde que sente. Havia doentes cheios de vontade de viver e havia sadios que definhavam angustiados pelo medo de sofrer.

A felicidade é amor, só isto.
Feliz é quem sabe amar. Feliz é quem pode amar muito.
Mas amar e desejar não é a mesma coisa.
O amor é o desejo que atingiu a sabedoria.
O amor não quer possuir.
O amor quer somente amar."

Hermann Hesse

Sábias palavras do Hesse. Creio que se atingíssemos a sabedoria de amar com desprendimento seríamos muito mais felizes. Vejo com tristeza tanta gente perdida. Vejo cada dia mais que o  modelo de "felicidade" que vem sendo espalhado por aí é totalmente equivocado. Um bom trabalho ajuda. Dinheiro também. Beleza? Claro. Saúde? Obviamente. Uma pessoa ao seu lado e boas amizades idem.

Mas o que vai determinar a sua paz de espírito e bem-estar na vida é algo independente de tudo isso. É algo que vem de dentro, e que mesmo na falta de um bom trabalho, beleza, dinheiro, saúde, uma pessoa ao lado e boas amizades vai brilhar e iluminar a quem está à sua volta. Você veio sozinho ao mundo e sairá sozinho dele. É sua responsabilidade fazer o melhor dessa combinação de talentos e defeitos que te tornam quem você é, e de mais ninguém. E se tiver que aprender apenas uma coisa pra que essa existência valha a pena, que seja a amar.

Somos ensinados a esperar do outro, a responsabilizar o outro pela nossa (in)felicidade; a amar a quem nos ama. A culpar e a humilhar quem nos ama mal. Ora, essa sociedade de tantos que se dizem cristãos, o que fizeram com o ensinamento de Jesus de amar a TODOS? TODOS para os leigos inclui também quem não te ama. Quem não te retribui o amor. E ainda assim dar a outra face e estender a mão nas dificuldades. E isso não tem nada a ver com falta de amor próprio. Quem nutre o amor próprio de atitudes alheias está fadado ao fracasso. O amor próprio é responsabilidade sua, e o amor alheio está fora do seu controle.

Mas ainda assim, ame e o seu amor retornará milhões de vezes mais forte. Se eu tivesse o direito de dizer apenas uma frase pro mundo, e que ela fosse profundamente compreendida e ouvida por cada ser humano, ela seria: o amor compensa.

 "Love is not consolation. It is light." [Friedrich Nietzsche]

Um comentário:

  1. PQP! Que texto maravilhoso! Concordo em corpo, alma e espírito quanto ao que você escreveu nestas linhas. Parabéns! Resta a nós, a cada um de nós, apenas viver este amor real.

    Beijos, querida Miz!

    ResponderExcluir