segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Um brinde ao fim, enfim.


(...) reconheci então o quanto a amara e o quão profundamente confiara nela, para que seu abuso de confiança me tivesse podido afetar de modo tão grave e para toda a vida. 
HH


Acredite ou não, eu me compadeço da sua dor. Não me envaideço, não me sinto especial. Muito pelo contrário, sinto-me mais miserável ainda por não poder retribuir seu amor. Não mais. Talvez um dia, quem há de saber? Eu compreendo a sua dor enquanto azedo os seus planos; eu já estive no seu lugar.  Estamos todos mais ou menos no mesmo caminho. Sentimos mais ou menos a mesma dor, temos sonhos parecidos, os mesmos medos e sentimos a mesma indiferença pelos bons costumes. Já fizemos as mesmas promessas de nunca mais beber ou amar, e aqui estamos nós, embriagados e apaixonados, sabendo que a cabeça vai doer no final das contas.

Então não se compare nem se entristeça. Há alguma ordem secreta nesse caos e nada sabemos sobre o que deveria ser. Portanto, deixe não-ser. Abaixe as armas, não há mais razão pra lutar. Venha, sente-se ao meu lado. Vamos fazer um brinde do mais fino vinho ao azedo de nossas vidas. Vamos fazer discursos imbecis, como se um brinde tivesse algum poder mágico de mudar o rumo das coisas. Brindaremos ao que nunca deveria ter sido, mas, por impaciência, deixamos acontecer. Brindaremos a não se ter o que fazer. Vamos brindar ao que chegou tarde demais, aos erros irreversíveis, aos caminhos que nunca mais vão se cruzar. Um brinde aos amores perdidos, às tentativas em vão. Vamos esperar pelo fim do mundo com um sorriso idiota na cara e uma taça de vinho na mão.

4 comentários:

  1. Wow! Esse é um estilo no qual não estou tão habituado de vê-la navegar...e você atravessou bem, apesar do mar revolto...

    Cheers!

    ResponderExcluir
  2. Mari, esse foi com certeza um dos seus melhores momentos, que (in)felizmente traduz tão bem o meu agora... Brindemos! =*

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Lu!
    Não se esqueça que o fim é também início. Brindemos!

    ResponderExcluir
  4. é... somos todos mesmo iguais! é o mesmo texto, o mesmo ensaio e a mesma cena, não?!
    difícil...
    mais difícil ainda é o seu convite, não?!
    hum...
    força e fé sempre pelo caminho!!

    ResponderExcluir