sábado, 7 de janeiro de 2012

Do oceano às montanhas, do velho ao novo: que venha o ano!

"Minha vida fora penosa, transtornada e infeliz, conduzindo à destruição e ao niilismo, fora amargurada pelo sal de todo destino humano, mas havia sido rica, orgulhosa e senhorial; uma vida soberba até mesmo na miséria. E ainda que o resto do caminho até o ocaso fosse inteiramente desfigurado, o cerne dessa vida fora nobre, tinha feição e estirpe, não girara em torno das moedas, mas em torno das estrelas."

O lobo da estepe, Hermann Hesse.

Essa minha primeira semana no navio foi única. Semana não, foram 8 dias. 1 dia a mais lá dentro faz muita diferença, especialmente quando ele está fora dos seus planos. Muito trabalho, muito stress, muitos momentos de não saber por onde começar nem como terminar. Foi semana de novidades, de mergulhar num microcosmo desconhecido no meio do mar, de conhecer pessoas incríveis, de contar com o apoio e o desapoio de quem estava em terra, quando me sobrava tempo pra tal.

Noite de comilança feliz com meus companheiros de clausura no navio
Eu juro que gostei de estar lá. Mas confesso que fechei desolada a cortininha da cama e fui chorar com o Lhamito debaixo do edredon quando me disseram que eu não estava na lista de desembarque do dia esperado, ainda que tenha levantado sorridente 20 minutos depois pronta pra voltar ao trabalho. Confesso que tive medo de passar o Ano Novo no navio, já não bastasse o Natal (se bem que a ceia foi - desculpa, mãe - a melhor de todos os tempos).

Helicóptero, seu lindo, por que me abandonaste no dia 29?
E foi com muita alegria que um belo dia chegou o helicóptero que me levaria de volta ao solo. E vários meios de transporte depois, por mar, ar e terra, barranco e lama, muita lama, cheguei numa casinha no meio do mato, onde passei o Ano Novo sem roupa nova, vestindo uma camisa xadrez, molhada de chuva, sem maquiagem, suja de terra, no melhor estilo: "Já é meia-noite!" "Legal! Agora passa o ketchup." E foi lindo.

Feliz Ano Novo! Mas e o ketchup?
Foi o primeiro Ano Novo em que não fiz resoluções. Se tiver que pedir, que continue tudo sendo assim. Eu sei que, depois de tantos descaminhos, estou no caminho certo. E em pensar que eu comecei minha vida toda de novo há 5 meses atrás! Acho que tenho um talento pra renascer; uma coisa meio fênix, sei lá. E tenho muito orgulho da vida que eu vivi até agora, uma vez que esta “não girara em torno das moedas, mas em torno das estrelas”.

Terminando um ano e começando mais outro nesse paraíso chamado Sana
Incorporo com muito gosto essa personagem que me foi oferecida, essa Mariana que vive metade do tempo no mundo da lua, que tem um fantástico mundo próprio que alterna entre o colorido e o sombrio, que tem medo de palhaço e tartaruga, que quer falar todas as línguas do planeta e que vai  acreditar que pode mudar o mundo enquanto houver mundo.

Que eu me aproxime cada vez mais de mim, que seja dona do meu destino. Hoje eu sei que acharei sempre o meu centro, quer eu esteja no meio do mar ou num país desconhecido. Eu sei que eu saberei recomeçar mil vezes mais se precisar. E é isso que eu lhe desejo nesse ano: que encontre o caminho em direção a você mesmo. Porque Ano Novo é tempo de repensar quem você é e pra onde está indo. Fechando com uma frase de Nietzsche: 


No price is too high to pay for the privilege of owning yourself. 

Feliz recomeço pra você também! ;) 

2 comentários:

  1. Já é repetitivo dizer que me identifico muito com suas linhas. Fico realmente feliz em saber que você tem se reencontrado e renascido mais uma vez.
    De todo o meu coração, te desejo um novo ano com muita Paz, alegrias, realizações, aprendizado, viagens e muitas, muitas linhas como estas.
    Deus te abençoe, Sweety.

    Continue sonhando e vivendo!

    ResponderExcluir
  2. tem gente que fala que o mundo vai acabar mesmo em dezembro, dia 21. outros afirmam que a passagem do ano nada mais é do que mais uma sucessão de dias. eu, por mim, não consigo sentir que o 'ano novo' não seja o fim de um ciclo e o início de outro. um artifício criado pra nos dar mais alívio e renovação de sentimentos. eu acredito nisso. logo, vamos recomeçar, porque, certamente, se o mundo não acabar, pelo menos tempo a gente não perde e, no fundo, acho que dessa vez eu acerto a mega-sena!! força e fé sempre pelo caminho!! inté...

    ResponderExcluir