domingo, 13 de janeiro de 2013

A (nem tão) insustentável leveza do meu domingo

Depois de ser atormentada por um telefone que não parou de tocar a madrugada inteira, resolvi desligá-lo pela manhã (quando tive forças pra isso) e saí pra caminhar e fotografar, procurando belas imagens, inspirada pelo livro "A Insustentável Leveza do Ser". Imaginei um lenço colorido solto no ar, uma flor frágil num muro de pedra, algo que trouxesse leveza ao meu último domingo de janeiro em terra depois de uma madrugada pesada de sono interrompido por um celular insistente. 

Resultado do passeio: minha pressão baixou bruscamente devido ao calor (deveria ter ido mais cedo), me perdi no caminho (não deveria ter mudado o trajeto). Inconvenientes à parte, consegui algumas boas imagens inusitadas. Nada de lenço voando ou flor num muro de pedra, mas encontrei uma biruta colorida de peixe e a leveza das formas de metal retorcido de um pesado portão enferrujado. 

E pra que ter certeza do que se vai encontrar pelo caminho? Temos algumas pistas, mas nada que determine o total sucesso ou o resultado final de uma escolha. Tomei esse pequeno exemplo do meu passeio de domingo pra refletir sobre uma dúvida maior que tem me atormentado por esses dias, o que é um peso inútil de se carregar. Abandonei-a então numa esquina qualquer enquanto procurava o caminho de casa. Acho que encontrei a leveza de que eu precisava.


"Não existe meio de verificar qual é a boa decisão, pois não existe termo de comparação. Tudo é vivido pela primeira vez e sem preparação. Como se um ator entrasse em cena sem nunca ter ensaiado. Mas o que pode valer a vida, se o primeiro ensaio da vida já é a própria vida? É isso que faz com que a vida pareça sempre um esboço. No entanto, mesmo "esboço" não é a palavra certa porque um esboço é sempre um projeto de alguma coisa, a preparação de um quadro, ao passo que o esboço que é a nossa vida não é o esboço de nada, é um esboço sem quadro."



A Insustentável Leveza do Ser



Um comentário:

  1. eu estava, mesmo, precisando 'ouvir' isso. muito bom. muito bom mesmo!!!

    ResponderExcluir