segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Um ano em 14x14


Família offshore

O ano passou de 2012 pra 2013 no calendário e eu nem vi. Aprendi a contar minha vida em escalas e a separar os dias em folgas e não-folgas. Nesse um ano de embarque eu dancei a vida num compasso de 14x14. Vários feriados foram passados como dias de trabalho normais, com a tristeza de estarmos presos num navio enquanto amigos e familiares celebravam com churrasco, praia e cerveja o dia de folga, mas com o alívio do prêmio de consolação para aqueles que ganham dobrado pelo dia. 

E a gente lá, unido, rindo da arvorezinha de Natal enfeitada com palitos de dente, contando "causos" e fazendo piadas um do outro, do jeito engraçado de falar português dos expats, das gírias de gente de todo canto do Brasil, das traduções ruins de um e do português pior ainda do outro. Um comentário errado no Facebook vai parar na parede do fumódromo e vira escárnio público. Prenderam um dia minha mochila com uma braçadeira de plástico numa cadeira da sala de controle, amarraram o macacão esquecido do outro no teto do banheiro. Muito cuidado ao deixar o prato na mesa durante as refeições quando sair pra buscar algo, pois fatalmente sua comida será entupida de pimenta pelos coleguinhas do lado, que farão cara de paisagem ao você voltar.

A maioria faz o que pode pra tornar o ambiente melhor: o Lhamito aparece numa pose diferente cada vez que arrumam o meu camarote; o rádio operador comunica a chegada do helicóptero de uma maneira toda especial: 5 minutes awaaaay! E assim passamos os dias. É enclausurado, mas a gente arruma um jeito de se divertir e rir até a barriga doer quando dá, em meio à tensão de se trabalhar sobre uma bomba-relógio. E a lição mais importante do ano foi essa: buscar a alegria nos lugares mais improváveis e transformar em paraíso os lugares mais absurdos. É tudo uma questão de esforço e ponto de vista.

Arvorezinha de Natal estilizada

Ceia de Natal pra embarcado nenhum botar defeito


Um comentário:

  1. essa experiência deve ser fantástica. não vou mentir, eu trocaria alguns feriados(não todos) por alguns dias assim!! se abrir vaga pra estágio, dá um toque!
    e como é interessante: junte alguns desconhecidos em uma situação dessas, que, rapidamente, você terá uma família! tudo dependendo do 'esforço' e do 'ponto de vista'. essa lição, parece, fico bem aprendido, hein!?! grande abraço. força e fé sempre pelo caminho!

    ResponderExcluir